quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O JIBÃO


ESTE BLOG É UMA ESPÉCIE DE MAGAZINE SEM TEMA CENTRAL
ONDE A NOTÍCIA É A ESTRELA DO BLOG
MAS NÃO SÓ
O
CURIOSO
FANTÁSTICO
INSÓLITO
INEXPLICÁVEL
E
TAMBÉM
TUDO O RESTO QUE MERECER LUGAR JUNTO DO JIBÃO
SE QUISERES ENVIA AS TUAS NOTÍCIAS PARA
DIVULGA ESTE BLOG!!!!!!!!!!!!!!!

CASAMENTOS HOMO PORTUGAS



O movimento Panteras Rosa considerou positivo o compromisso do líder do PS de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas manifestou desconfiança relativamente à capacidade socialista de concretizar este objectivo. "É um sinal positivo e um primeiro passo, mas daqui até haver uma lei ainda vai um longo caminho", disse à Lusa o porta-voz da frente de Combate à "Lesbigaytransfobia" Panteras Rosa. O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou domingo que chegou agora o momento de se fazer o debate e a discussão com a sociedade portuguesa sobre casamentos homossexuais. "Este é o momento para que o PS, no seu congresso nacional, afirme a sua vontade de propor à sociedade portuguesa o direito ao casamento civil para pessoas do mesmo sexo", declarou Sócrates na apresentação da sua moção de orientação política no Centro Cultural de Belém. Para o líder socialista, trata-se de "eliminar uma discriminação histórica, que não honra nenhuma sociedade aberta". Neste contexto, Sócrates lembrou que vários países já deram o passo de legalizar os matrimónios entre pessoas do mesmo sexo, dando como exemplos o Canadá, a Espanha ou a Bélgica e Holanda.

FORA COM O VICKS VAPORUB

Vicks VapoRub pode causar problemas em crianças com menos de 2 anos
O Vicks VapoRub, um descongestionador nasal utilizado para as constipações, pode provocar dificuldades respiratórias em crianças com menos de 2 anos, quando aplicado de forma inadequada directamente debaixo do nariz.Os investigadores norte-americanos referiam que utilizar o produto desta forma pode fazer com que as vias aéreas estreitas das crianças pequenas dilatem e se encham de muco, despoletando graves problemas respiratórios. O Dr. Bruce Rubin, da Faculdade de Medicina da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, referiu que o único problema observado foi em crianças pequenas, quando o produto foi aplicado debaixo do nariz.O Dr. Rubin acrescentou que os ingredientes do Vicks VapoRub podem ser irritantes, fazendo com que o organismo produza mais muco para proteger as vias aéreas. Uma vez que as crianças mais pequenas têm vias aéreas muito mais estreitas do que as de um adulto, qualquer aumento de muco ou dilatação tem mais efeitos graves.O estudo, publicado na revista científica “Chest”, refere que o fabricante do produto é muito claro referindo que este nunca deve ser administrado debaixo do nariz ou directamente no nariz em ninguém, e que não deve ser utilizado em crianças com menos de 2 anos. Embora os investigadores apenas tenham testado o Vicks VapoRub, o Dr. Rubin referiu que produtos semelhantes, incluindo versões genéricas, podem provocar os mesmos efeitos negativos nos bebés e crianças pequenas.Os investigadores começaram a analisar a utilização do medicamento, após terem tratado uma menina de 18 meses que desenvolveu problemas respiratórios, após o bálsamo ter sido aplicado debaixo do seu nariz.Os investigadores estudaram furões, que têm vias aéreas semelhantes às dos humanos, com uma infecção respiratória, tendo o produto aumentado a secreção de muco e diminuído a capacidade dos animais limparem o muco.O porta-voz da Procter & Gamble, David Bernens, afirmou que estas descobertas são uma surpresa, visto que o Vicks VapoRub tem-se demonstrado seguro e efectivo em diversos ensaios clínicos, estando no mercado há mais de 100 anos. Bernens referiu ainda que a rotulagem do produto refere que este não deve ser utilizado em crianças com menos de 2 anos, sem o conselho do médico, nem ser aplicado debaixo do nariz.O Dr. Rubin afirmou que recomenda que o Vicks VapoRub nunca seja aplicado dentro ou debaixo do nariz de qualquer pessoa, adulto ou criança, acrescentado que nunca o utilizaria numa criança com menos de 2 anos. O Dr. James Mathers, presidente do Colégio norte-americano de Pneumologistas (American College of Chest Physicians), referiu que os pais devem consultar o médico antes de administrar medicamentos de venda livre às crianças pequenas, especialmente fármacos para a tosse e constipações, que podem ser prejudiciais.

O CAFÉ DÁ ALUCINAÇÕES

Beber muito café pode causar alucinações

Pessoas que bebem muito café têm mais chances de sofrer alucinações, de acordo com um estudo britânico divulgado nesta quarta-feira. Uma equipe da Universidade de Durham (Inglaterra) analisou o comportamento de 200 estudantes e concluiu que pessoas que consomem mais de sete xícaras de café instantâneo por dia têm três vezes mais probabilidade de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou acreditar que estão sentindo a presença de pessoas que já morreram.
Para os pesquisadores, isso pode ocorrer pelo fato de a cafeína aumentar os efeitos fisiológicos do stress, aumentando a produção do hormônio cortisol, que em altas concentrações pode fazer com que a pessoas escutem vozes não existentes.
Para os cientistas, a descoberta pode ajudar a desvendar o efeito da nutrição nas alucinações. "Dada a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao stress, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer sobre as alucinações", disse Simon Jones, cientista que liderou o estudo.
Jones ainda lembra que as alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. "Cerca de 3% das pessoas ouvem tais vozes regularmente", afirmou o cientista. Outros produtos que contenham cafeína, como alguns tipos de chá, chocolate e bebidas energéticas, podem causar os mesmos efeitos que o excesso de café.

O OVNI DE SANTA COMBA

OVNI em Santa Comba de Rossas (Bragança - Portugal)
Os factos:
Cerca das 14 horas do dia 9 de Julho de 1999, na povoação de Santa Comba de Rossas, Luis Jerónimo, chama a atenção dos colegas de trabalho para um objecto extremamente luminoso, que se encontra sob a àrvores, a uma distância de 200 a 300 metros.
Os companheiros de trabalho, entre eles, Manuel Xavier e Luis Barbosa, confirmam a observação, fixando determinados pormenores. Entre eles: 1 - O objecto não era redondo;
2 - Tinha a configuração de uma "pétala";
3 - Parecia ser metálico ("como se fosse de alumínio"), e que além de ser brilhante, reflectia a luz solar;
4 - O seu "rebordo" ou "contorno" era escuro;
5 - Era silencioso;
6 - Manteve-se sobrevoando a povoação de 10 a 15 minutos;
7 - Partiu rápidamente até se tornar num ponto luminoso, desaparecendo no horizonte.
Chamada pelas principais testemunhas, a Sra. D Helena Ferreira, apenas conseguiu assistir à fase final da observação, no momento em que o objecto afastava-se, vendo-se apenas um ponto extremamente brilhante no céu.
Dados comparativos:
Os relatos descritos pelas testemunhas coincidem, pelo menos num ponto: o objecto não era redondo, mais assemelhando-se a uma "pétala"!
Por estranho que possa parecer, recentemente foi feita uma observação idêntica nos Estados Unidos. Com efeito entre os dias 10 e 17 de Dezembro de 1998, foi fotografado e filmado próximo de Findlay, no Ohio, um estranho objecto voador não identificado semelhante a uma "pétala.

OS SEGREDOS DO VAMPIRO

O VAMPIRISMO

Vampirismo é a tomada de força vital do humano em benefício do Vampiro. Em sua essência, Vampirismo é somente uma forma mais refinada de alimentação. O Vampiro absorve a força vital humana. O humano absorve isto de outros animais e plantas. As plantas pegam isto do sol. Também, o sol não é a fonte final, mas um canal de outras fontes além do âmbito deste livro.
Porém, o desarranjo químico de nutrientes e seus lugares no ciclo bioquímico que transfere energia não é a história completa. Da mesma maneira que os físicos modernos estão finalmente atentos ao fato de que o universo está perdendo energia permanecem desavisados do papel de um "elemento perdido" no sistema de energia do corpo humano. Este elemento perdido é o universo astral denominado que inclui os corpos astrais de toas as coisas viventes.
No coração da alimentação está o conceito de transferência de energia astral. A transferência atual normalmente requer uma ligação com o corpo astral para que ele possa renergizar, com isso a geralmente o desligamento do corpo físico para o astral o qual, em troca, obtém uma perda de consciência. Conseqüentemente depois de uma boa alimentação, a maioria dos humanos e animais ficará com sono porque é quando eles dormem que a verdadeira transferência de energia acontece.
Outro exemplo do papel do sono pode ser vista em casos de perigo de morte para a sobrevivência física. Se um humano está cruzando um deserto e está morrendo de sede, ele pode afundar até inconsciência e dormir. Quando ele acordar, o nível de energia de energia estará renovado e ele pode continuar a luta. Isto acontece porque durante inconsciência o corpo astral dele separou até certo ponto do corpo físico para permitir o fluxo de energia armazenada nos vários tecidos de corpo e cérebro.
A fonte mais refinada da energia de força vital para os Vampiros é achada assim nos corpos astrais de humanos enquanto eles estão dormindo ou de algum outro modo não normalmente consciente. Nós viajamos freqüentemente ao lado de humanos dormentes para tirar a energia acumulada deles da forma astral cochilando ou dormindo próximos.
Alcançar este nível mais alto de Vampirismo exige que o Vampiro possa sair de seu corpo físico e no astral ter consciência suficiente e intenção. A realização desta viagem para fora do corpo requer, prática e a ajuda dos Deuses Não-Mortos pela Comunhão Vampírica.
O Vampiro tem que inicialmente juntar a força vital em excesso que tirou de humanos. Esta força vital é oferecida como um sacrifício, uma oferenda para os Deuses Não-Mortos no ritual mágico de Comunhão de Vampirica. Esta Força Vital atrai os Deuses Mais antigos e devolve de forma que ele pode ser ajudado de modos invisíveis na evolução dele para alcançar o controle astral. Se soltando das travas astrais (que prende firmemente no mundo físico a maioria dos humanos).
Porém como o vampiro conseguirá as energias dos humanos para atrair os grandes antigos se ele ainda não teve a ajuda dos não mortos para se tornar um Vampiro astral? A resposta é surpreendentemente simples, como com a maioria das verdades.
Quando o humano está consciente, o corpo astral compartilha o espaço físico, interpenetrando ele em toda parte. Porém, o astral, de um humano saudável normal, é normalmente um pouco maior que o corpo físico tal que cercará o físico a uma distância que freqüentemente varia de algumas polegadas até vários pés. Esses que experimentaram o soltar das travas astrais e foram então capazes de ver o universo astral têm, ao longo do tempo, informações das auras que cercam os humanos. Isto é visto comumente em pinturas religiosas dos últimos cem anos na Europa sobre as cabeças e mãos de figuras religiosas históricas.
Assim sempre que você toca um humano, você também está penetrando até certo ponto o corpo astral dele. Com aquela penetração por seu astral, é agora relativamente fácil de puxar alguma energia de força vital. Não haverá entretanto o grau de fluxo, de "drenagem" que é possível quando atacamos o humano que está dormindo.
O ato de puxar a força vital da vítima para você é, no fundo, instintivo e não ensinado. Ao mesmo tempo há ações físico-astrais específicas que podem ser aprendidas. Aqui estão então os segredos fundamentais do Vampirismo.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

domingo, 4 de janeiro de 2009

OS FERIADOS EM 2009

Em 2009, apenas quatro dos 14 feriados nacionais calham ao fim-de-semana (um deles, o Domingo de Páscoa, calha sempre, o que dá, apenas, três feriados «falhados»…). Existem cinco pontes possíveis e quatro fins-de-semana prolongados. Ao 10 de Junho, dia de Portugal, único feriado que calha à quarta-feira, junta-se o feriado móvel do Corpo de Deus, a 11. Com a ponte, é quase uma semana de férias! Dos 365 dias, e se juntarmos o período legal de férias, teremos, incluindo os fins-de-semana, tolerâncias de ponto (véspera de Natal, Páscoa e Carnaval) e os feriados municipais, 137 dias de descanso. Os concelhos, como é o caso de Lisboa (13 de Junho), em que o feriado municipal calha ao fim-de-semana, terão menos um dia de sorte…
Segundo declarou ao Jornal de Notícias o professor Luís Bento, da Universidade Autónoma, o efeito de tantos feriados na Economia pode ser de 1% do PIB e de 1,6 mil milhões de euros de perda. Outros especialistas costumam lembrar, porém, os efeitos benéficos para o comércio, o turismo, a restauração e a hotelaria destas folgas, o que pode animar a economia e compensar outras perdas de produtividade. Como sempre, os economistas dividem-se em duas doutrinas - e os portugueses desdobram-se em pontes!


É a seguinte a lista de feriados:
Janeiro
1, Dia de Ano Novo (Civil e religioso): Ponte
Fevereiro
24, Carnaval (tolerância de ponto): Ponte
Abril
10, Sexta-feira Santa (Religioso): Fim-de-semana prolongado
12 Domingo de Páscoa (Religioso)
25, Dia da Liberdade (Civil, comemora a revolução de 1974): Sábado
Maio
1, Dia do Trabalhador (Civil): Sexta-feira, fim-de-semana prolongado
Junho
10, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades (Civil, 428 anos da morte de Luís de Camões): Quarta-feira
11, Corpo de Deus (Religioso, móvel): Quinta-feira, ponte
Agosto
15, Assunção de Nossa Senhora (Religioso): Sábado
Outubro
5, Implantação da República (Civil, comemora a revolução de 1910): Segunda-feira, fim-de-semana prolongado
Novembro
1, Dia de Todos os Santos (Religioso): Domingo
Dezembro
1, Restauração da Independência (Civil, comemora a revolução de 1640): Terça-feira, ponte
8, Imaculada Conceição (Religioso): Terça-feira, ponte
25, Natal (Religioso – nascimento de Cristo): Sexta-feira, fim-de-semana prolongado

A CONDENAÇÃO DOS PIRATAS

Numa das mais duras condenações de sempre em casos de pirataria de software, um tribunal chinês condenou 11 homens a penas que vão de 18 meses a seis anos e meio de prisão.
Este é o culminar de um processo que teve início em Julho de 2007 com a prisão de um grupo organizado de cópia ilegal de software na China. A colaboração estreita entre o FBI e as autoridades do país permitiu na altura prender 25 pessoas envolvidas naquela que foi considerada uma das mais avançadas organizações de pirataria de software jamais encontrada.
A cópia ilegal dos produtos e das embalagens era feita em sistemas avançados, com grande qualidade e em diversas línguas, o que permitia que fosse bastante difícil distinguir entre os produtos falsificados e os verdadeiros.
O software copiado era depois vendido online e enviado para países ocidentais, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.
A Microsoft já emitiu um comunicado congratulando a China por esta condenação e afirmando que esta organização deverá ter sido responsável por perdas de 2 mil milhões de dólares nas vendas.

TRÊS NOTÍCIAS INCRÍVEIS

Apareceu no Japão um tubarão-cobra, uma espécie raríssima da qual já foram encontrados fósseis de 80 milhões de anos. O tubarão morreu horas depois de ser capturado.

Militares americanos apresentaram uma nova arma que provoca uma sensação de calor insuportável na pele - mas não mata.

Um jornal chinês divulgou que na província de Jiangsu um menino de quatro anos matou 443 galinhas com um grito. O menino se assustou com o latido de um cão e soltou um grito tão estridente que as galinhas correram e se pisotearam até a morte.

MORREU A MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

A mulher mais velha do Mundo, que tinha 115 anos e que residia em Corujo, no concelho de Tomar, morreu ontem de manhã "como um passarinho". Maria de Jesus será sepultada hoje à tarde, no cemitério da Madalena."Acabou os dias dela, não esteve doente nem sofreu, o que é uma grande coisa, e foi-se embora para o céu como um passarinho", contou a filha mais velha, Maria Madalena, com quem a idosa vivia.Maria de Jesus acordou à hora habitual, tomou o pequeno-almoço com a filha e arranjou-se, como de costume, não revelando qualquer mal-estar. No entanto, como tinha as mãos um pouco inchadas, a filha decidiu levá-la, por precaução, ao Hospital de Tomar. "Ela foi numa ambulância e eu ia num carro logo atrás, quando os bombeiros me disseram que ela tinha falecido", contou Maria Madalena, adiantando que a mãe, que "já nem reconhecia os netos", nem se apercebeu de que tinha acabado de entrar num novo ano.A morte de Maria de Jesus foi lastimada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvêlo Sousa, que enalteceu o carácter da "supercentenária" tomarense."Lamento a morte, mas é a lei da vida. Temos a consolação de ter conhecido uma senhora persistente, lutadora, que viveu com dificuldades e que as conseguiu superar, vivendo um período de tempo fora do comum", disse o autarca em declarações à agência Lusa, destacando a "alegria de ter estado presente no último aniversário da senhora e partilhado, juntamente com toda a população, a simpatia de Maria de Jesus".Natural de Urqueira, então freguesia do Olival, no concelho de Ourém, Maria de Jesus completou 115 anos no dia 10 de Setembro do ano passado, sendo desde 26 de Novembro a mulher mais velha do Mundo, depois do falecimento da norte-americana Edna Parker, que tinha ainda conseguido completar 115 anos. Segundo a organização norte-americana Gerontology Research Group há apenas 73 indivíduos com idades superiores a 110 anos, das quais 65 são mulheres.
AUGUSTO MOREIRA SUCEDE
Com a morte de Maria de Jesus, Augusto Moreira passa a ser a pessoa mais idosa em Portugal e a quarta mais velha da Europa. O supercentenário, de 112 anos, articula as palavras com dificuldade, tem problemas sanguíneos e quase não vê, mas recusa o estatuto de velho. Augusto Moreira, residente em Grijó, Gaia, consta da lista da associação norte-americana Gerontology Research Group. Filipe Prista Lucas, investigador português, procura supercentenários vivos para a referida associação. "É uma forma de dar optimismo e esperança aos mais velhos", referiu.
SAIBA MAIS
VIÚVA AOS 57 ANOS
Maria de Jesus, que ficou viúva aos 57 anos, nasceu na Urqueira no dia 10 de Setembro de 1893, então freguesia do Olival e concelho de Ourém.
6 FILHOS
Dos seis filhos que teve, três ainda estão vivos e de saúde.
NETOS E BISNETOS
Já contava com 11 netos, 16 bisnetos e cinco trinetos.

AS PLANTAS INVASORAS


Impacto. São 10 822 as espécies animais e vegetais invasoras na Europa. Extinguem as espécies autóctones, põem em risco a saúde humana e causam prejuízos à economia. Estima-se que custem 12 mil milhões de euros por ano ao continente europeu
A alga Caulerpa taxifolia fugiu do Museu Oceanográfico do Mónaco, o lagostim vermelho da Luisiana foi introduzida intencionalmente nos rios para consumo humano, a tartaruga-da-florida foi importada para aquários domésticos e o periquito-de-colar fugiu acidentalmente das gaiolas. Estas espécies estão classificadas entre as 10 822 variedades invasoras na Europa. Ameaçam a biodervisidade característica de cada país e do Continente, colocam em risco a saúde humana, interferem nas actividades económicas e causam prejuízos na ordem de 12 mil milhões de euros à Europa. A carne dos peixes que se alimentam da Caulerpa torna-se imprópria para o consumo humano; o lagostim vermelho (Procambarus clarkii) levou a extinção do lagostim de patas brancas, natural dos rios do Norte de Portugal e reduz a produção de arroz; as espécies consumidas pela tartaruga-da-florida (Trachemys scripta) vão das cobras aos vegetais e assim são eliminadas variedades autóctones - sendo que desde 1999 a sua importação é proibida. A perca-sol (Lepomis gibbosus), introduzida para a pesca desportiva, tem dizimado populações de peixes autóctones; o periquito-de-colar (Psittacula krameri) compete pela comida com espécies locais; e o mexilhão-zebra (Dreissena polympha) recobre todas as superfícies disponíveis, o que acaba com outras espécies e obstrui a passagem da água. "As espécies invasoras trazem prejuízos à saúde humana, à economia e à sobrevivência de diversas espécies autóctones. Não se trata de um problema local, português, mas sim europeu, pois não existem fronteiras geográficas para barrar estas espécies", alerta Mário Silva, do Departamento de Conservação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).O biólogo Luís Gordinho mapeou a introdução de aves exóticas em Portugal na década de 90 e identificou 350 mil aves, a maioria da África e da Ásia, importadas em 1999. "As aves, e outras espécies invasoras, quando fogem do cativeiro ou são libertadas - caso das tartarugas quando crescem e se tornam inviáveis de manter em casa -, se encontram condições alimentares e de reprodução acabam por naturalizar-se. A competição por alimento e habitat e a predação de outras espécies põe em risco a biodiversidade", explica o biólogo.O alerta precoce permitiu que a Câmara de Águeda limpasse a pateira de Fermentelos do jacinto-de -água a tempo de evitar a cobertura da sua superfície. "Esta planta aquática cobriu 70 quilómetros do rio Guadiana, na Espanha, em 2005. Ela não permite a oxigenação e os peixes morrem. As suas sementes são minúsculas e podem ficar em estado de dormência por 20 anos. Se uma espécie está na Espanha é certo que chegará a Portugal, daí a importância da monitoração", assinala a engenheira florestal Ana Zúquete, do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Acções concretas - como o controlo e a erradicação da acácia, desenvolvida pelo ICNB em parceria com universidades e ONG - precisam de ser tomadas em relação a outras espécies, na opinião do biólogo Luís Gordinho. "Variedades animais e vegetais identificadas e estudadas, se confirmados os danos para o ambiente e a comunidade, precisam de ser controladas de imediato. O bico-de-lacre (Estrilda estrild) naturalizou-se na década de 70 e já não é possível erradicá-lo. As medidas devem ser implantadas enquanto as espécies ainda podem ser eliminadas." O alto custo dos projectos de pesquisa é uma das dificuldades do Instituto. "Custa dinheiro fazer pesquisa, exige tempo e uma equipa qualificada. Sem pesquisa fica difícil monitorar as espécies invasoras e analisar o seu real impacto", comenta Ana Zúquete. Luís Gordinho concorda com a engenheira florestal: "É preciso ciência para inventariar as espécies existentes e mensurar os danos ambientais, humanos e económicos. Há problemas que podem decorrer dos invasores e não são identificados pela ausência de observação continuada."

Armamar. Arma do crime era um punhal com 20 centímetros de lâmina, parte em forma de serra
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Armamar, um indivíduo de 27 anos, desempregado, suspeito de tentativa de homicídio. A detenção ocorreu ao final da tarde de sexta-feira pouco depois de Carlos Branquinho ter esfaqueado Sílvio Santos, funcionário da Adega Cooperativa de S. Romão, sedeada naquela vila duriense. Carlos Branquinho e Sílvio Santos são vizinhos e já antes se tinham travado de razões. A vítima, de 23 anos, foi transferida em estado grave para o Hospital de Santo António, no Porto, onde lhe foi retirada a arma do crime, uma faca cravada no pescoço. Antes passou pelo Centro de Saúde de Armamar e Hospital de Vila Real, sempre com a faca no pescoço. O agressor, já com cadastro, foi ouvido durante a tarde de ontem no Tribunal de Peso da Régua, mas até à hora de fecho desta edição não foi possível apurar qual a medida de coacção aplicada.Segundo contou ao DN Carlos Manuel, funcionário da adega onde a vítima trabalhava, "a agressão ocorreu pouco depois da saída dos trabalhadores. O Sílvio quis pôr o carro a trabalhar e como não conseguiu chamou um colega, que é tio do agressor, para verificar o que se passava". E não teve tempo para mais nada. "No exterior da adega já estava o agressor, dentro de um carro, na companhia da mãe." Carlos Branquinho saiu do carro e depois de se ter dirigido à vítima "disse-lhe qualquer coisa e espeta-lhe uma faca no pescoço". Carlos Branquinho foi detido pela GNR, entretanto alertada pela direcção da cooperativa, enquanto Sílvio Santos foi assistido ainda na adega pelos Bombeiros de Armamar. Depois de transportado ao centro de saúde local foi transferido, com a faca espetada no pescoço, para o Centro Hospitalar do Douro Sul, em Vila Real. Daqui a gravidade da situação obrigou a nova transferência para o Hospital de Santo António, no Porto. Sujeito a uma operação cirúrgica para a remoção da faca, encontra-se, segundo fonte clínica daquele hospital, "estável, mas em estado grave". Por se tratar de uma tentativa de homicídio a investigação foi atribuída à PJ, que conseguiu recuperar a arma do crime, "um punhal com 20 centímetros de lâmina, parte da qual em forma de serra", no Hospital de Santo António, revelou ao DN fonte desta polícia.Na origem da agressão esteve a relação entre os vizinhos (moradores na mesma rua). "Eles já não se davam bem. O agressor é um homem alterado e que parte para a violência com grande facilidade", declarou ao DN Manuel Esteves, proprietário de um café em S. Romão.

MERCHE ROMERO RETOCA O RABO

A manequim foi das primeiras figuras públicas a aderir à técnica a que Maya se vai submeter – a Macrolane – quando em Abril do ano passado decidiu retocar o rabo.
Na altura, Merche Romero confessou não estar muito satisfeita com a sua silhueta, razão que a levou a requisitar os serviços de uma clínica de estética. "Acho que não preciso de fazer nenhuma cirurgia plástica, mas confesso que não gostava do meu rabo como estava. Era uma coisa mínima, que praticamente só eu notava", explicou a manequim, garantindo que não podia estar mais satisfeita com o resultado final do tratamento. "Não está exagerado. Está perfeito, exactamente como eu queria."

O ALEMÃO E O CÃO NAZI

Um cidadão alemão vai a tribunal acusado de ter ensinado ao seu cão a saudação nazi. Roland T., de 54 anos, ensinou o seu cão, Adolf, a levantar e estender a pata direita em saudação.
A polícia de Berlim foi chamada a intervir quando o indivíduo vociferava contra transeuntes no final do ano passado. Quando os polícias chegaram ao local, Roland T. Gritou «Sieg Heil» enquanto fazia, juntamente com o seu cão, a saudação nazi.
O indivíduo responde agora por acusações de uso de símbolos de organizações proíbidas pela Constituição alemã, incorrendo numa pena máxima de três anos de prisão.
O cão deverá ser entregue a um abrigo de animais.

O HÍBRIDO PRIMATA

Autor de "A desilusão de Deus"
Ética: híbrido entre humano e chimpanzé "mudará tudo"
02.01.2009 - 21h22 PÚBLICOO cientista Richard Dawkins não esteve com meias medidas. Para ele se há algo que pode mudar as concepções que a sociedade tem sobre o homem – que estão na base de muitas discussões éticas sobre temas como o aborto ou a eutanásia – é a “hibridação com sucesso entre um humano e um chimpanzé”. O autor do livro "O gene egoísta" foi um dos criativos e pensadores que respondeu ao repto que a Edge.org lançou para o ar fresco de 2009: “What will change everything?” (O que é que mudará tudo?).Desde 1989 que a Edge.org se propõe a juntar pensadores de todas as áreas para criar um espaço que produza ideias inovadoras. Dawkins, autor dos livros “O gene egoísta” e “A desilusão de Deus”, foi provocador na sua resposta. “A nossa ética e as nossas políticas assumem, na sua maioria sem questionarem ou sem discutirem seriamente o tema, que a divisão entre o humano e o ‘animal’ é absoluta”, começa o cientista, para quem é este pensamento que está na base de políticas pró-vida que rejeitam o aborto e a eutanásia.“Nas mentes de muitas pessoas, o zigoto humano [a célula que resulta da fusão de um óvulo e de um espermatozóide], que não tem sistema nervoso e não pode sofrer, é infinitamente sagrado somente por ser humano. Mais nenhuma célula tem um status tão nobre”, disse o cientista, citado pelo The Guardian.Quebrar a barreira da espécieSegundo Dawkins, se houvesse um Paraíso com todos os animais que já viveram, o reflexo da evolução mostraria um continuo de animais que permitiria ligar-nos em rede, através da reprodução, tanto a um chimpanzé, como a um canguru ou a um peixe-gato.Apesar de em teoria o cientista defender que as pessoas percebem este raciocínio, “o que mudaria seria uma demonstração prática”. Dawkins dá quatro exemplos do que poderiam ser estas demonstrações: a descoberta de uma população de hominídeos vivos algures na Terra (o investigador não acredita nesta possibilidade), a hibridação com sucesso entre um humano e um chimpanzé, a produção de uma quimera com células de chimpanzé e de humano e a produção, através de engenharia genética, de um ser com ADN das duas espécies.Referindo-se ao híbrido, o investigador explicou que, “mesmo que fosse infértil, as ondas de choque que iriam ser propagadas pela sociedade seriam de salutar. É por isto que biólogos iminentes descreveram esta possibilidade como a experiência científica mais imoral que se pode imaginar: porque mudaria tudo!”.Mas as quimeras e a produção de um ser com ADN das duas espécies também seriam motivos de mudança. “Quão humana terá que ser uma quimera antes de haver regras de investigação mais restritivas?”, avança Dawkins. Em relação ao ser fabricado por engenharia genética, o investigador defende que através do conhecimento do genoma humano e do chimpanzé pode chegar-se a genomas intermédios de um ancestral comum das duas espécies. “O genoma intermédio entre este ‘ancestral’ reconstituído e um homem moderno, poderia, se fosse implantado num embrião, desenvolver-se no que seria um austrolopiteco renascido”, sugeriu o escritor.Dawkins salvaguarda-se: “Eu não disse que espero que alguma destas possibilidades se realize. Para isso era necessário reflectir mais.” Mas o autor admite que há um grau de excitação sempre que se é forçado “a questionar o que até agora é inquestionável.”

CIENTISTA DO ANO É UM PORTUGUÊS


Foi à custa dos estudos que tem vindo a desenvolver em torno de produtos como a broa de Avintes, as bagaceiras de vinho verde branco e os queijos tradicionais que Xavier Malcata recebeu o prémio de cientista do ano. O galardão é da Federação Europeia de Ciência e Tecnologia Alimentar.
Há já duas décadas que o cientista luso se dedica a estudar produtos alimentares tradicionais, segundo divulgou a Lusa. Xavier Malcata é professor catedrático e chefia uma equipa de investigação na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
A caracterização extensa do queijo da Serra da Estrela ou de São Jorge na perspectiva "físico-química e organoléptica” é um exemplo dado pelo próprio cientista no que concerne ao trabalho que tem vindo a desenvolver.
A escolha do português para esta distinção teve lugar durante o Congresso Europeu da Alimentação, realizado em Ljubljana, Eslovénia, sob proposta do professor do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Valência (Espanha) Fidel Toldrá.

A HISTÓRIA DO CONDE DRÁCULA


Vlad Tsepesh aka Dracula

Vlad Dracula (pronuncía-se Dracúla) ou Vlad O Empalador foi um príncipe vivo e real no qual Bram Stoker baseou o famoso Conde Drácula. Dracula nasceu na Transilvânia em 1431 na cidade de Sighisoara, ou Schassburg. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad O Demônio) foi um membro dA Ordem do Dragão, o que significava um pacto de luta eterna contra os turcos. O nome Dracul significa Dragão ou Demônio, e se tornou o símbolo de seu pai porque ele usava o símbolo do dragão em suas moedas. Com a idade de apenas 13 anos, Dracula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Mas foi sob o seu reinado em Wallachia, de 1456 à 1462 que ele realmente teve a chance de usar de seus conhecimentos. Foi também nessa época que aconteceram a maioria das estórias. Por exemplo: Um dia Dracula viu um homem com uma camisa suja e maltrapilha. Dracula perguntou se o homem tinha uma esposa, e o homem respondeu que sim. Dracula vê que ela é uma mulher saldável e cheia de fibra, e a chama de preguiçosa, de forma que tem ambas as mão decepadas e seu corpo empalado. Ele procurou uma nova esposa para o homem e mostrou a ela o que acontecera com sua preguiçosa predecessora como uma forma de aviso. A nova mulher definitivamente não era preguiçosa. O outro nome de Dracula, Tsepesh (ou Tepes), significa empalador. Vlad era chamado assim por causa de sua propensão para o empalamento como uma forma de punição para seus inimigos. Empalamento era uma forma particularmente medonha de execução. A vítima era posta num cavalo e empurrada em direção a estacas polidas e untadas em óleo, de forma a NÃO causar a morte imediata. Esposas infiéis e mulheres promísqüas foram punidas por Dracula, tendo seus órgãos sexuais cortados, a pele arrancada enqüanto vivas e expondo-as em público, com suas peles penduradas próximas à seus corpos. Drácula apreciava especialmente execução em massa, onde várias vítimas eram empaladas de uma vez, e as estacas içadas. Como as vítimas se mantinham suspensas do chão, o peso de seus corpos fazia com que descessem vagarosamente pela estaca, tendo sua base lisa arrombando seus orgãos internos. Para melhor apreciar o espetáculo, Dracula rotineiramente ordenava um banquete em frente às suas vítimas, e era um prazer para ele entre os lamentáveis sinais e ruídos de suas vítimas morrendo. O atual castelo de Dracula fica ao norte da Wallachiana cidade de Tirgoviste. Vlad Tsepesh aka Dracula morreu em 1476. Algumas estórias dizem que ele morreu em uma batalha onde ele se disfarçou de turco. Como a vitória estava próxima, ele correu para o alto de um penhasco para ver tudo, mas ele foi confundido com um turco e morto por seus próprios homens. A tumba de Dracula fora aberta em 1931 mas ela estava vazia a não ser por um deteriorado esqueleto, uma coroa de ouro, uma gargantilha com a idéia de uma serpente e fragmentos de um traje em seda vermelha, com um sino costurado nela. Infelizmente todas essas coisas foram roubadas do History Museum of Bucharest (Museu Histórico de Bucharest), onde foram depositadas.

HÁ ÁGUA EM MARTE?!!!



Esta nova notícia não pode, naturalmente, ainda ser confirmada a 100%.A possibilidade da existência de poças de água em Marte surgiu da análise de fotos tiradas há dois anos, quando o rover Opportunity explorava a cratera 'Endurance'. Fotos tiradas aos rastos do rover tinham um leve reflexo azul, que foi intensificado na imagem.Naturalmente, pode ser outra coisa qualquer, mas a ser água, a possibilidade da existência de vida em Marte sobe exponencialmente!