domingo, 4 de janeiro de 2009

MORREU A MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

A mulher mais velha do Mundo, que tinha 115 anos e que residia em Corujo, no concelho de Tomar, morreu ontem de manhã "como um passarinho". Maria de Jesus será sepultada hoje à tarde, no cemitério da Madalena."Acabou os dias dela, não esteve doente nem sofreu, o que é uma grande coisa, e foi-se embora para o céu como um passarinho", contou a filha mais velha, Maria Madalena, com quem a idosa vivia.Maria de Jesus acordou à hora habitual, tomou o pequeno-almoço com a filha e arranjou-se, como de costume, não revelando qualquer mal-estar. No entanto, como tinha as mãos um pouco inchadas, a filha decidiu levá-la, por precaução, ao Hospital de Tomar. "Ela foi numa ambulância e eu ia num carro logo atrás, quando os bombeiros me disseram que ela tinha falecido", contou Maria Madalena, adiantando que a mãe, que "já nem reconhecia os netos", nem se apercebeu de que tinha acabado de entrar num novo ano.A morte de Maria de Jesus foi lastimada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Tomar, Corvêlo Sousa, que enalteceu o carácter da "supercentenária" tomarense."Lamento a morte, mas é a lei da vida. Temos a consolação de ter conhecido uma senhora persistente, lutadora, que viveu com dificuldades e que as conseguiu superar, vivendo um período de tempo fora do comum", disse o autarca em declarações à agência Lusa, destacando a "alegria de ter estado presente no último aniversário da senhora e partilhado, juntamente com toda a população, a simpatia de Maria de Jesus".Natural de Urqueira, então freguesia do Olival, no concelho de Ourém, Maria de Jesus completou 115 anos no dia 10 de Setembro do ano passado, sendo desde 26 de Novembro a mulher mais velha do Mundo, depois do falecimento da norte-americana Edna Parker, que tinha ainda conseguido completar 115 anos. Segundo a organização norte-americana Gerontology Research Group há apenas 73 indivíduos com idades superiores a 110 anos, das quais 65 são mulheres.
AUGUSTO MOREIRA SUCEDE
Com a morte de Maria de Jesus, Augusto Moreira passa a ser a pessoa mais idosa em Portugal e a quarta mais velha da Europa. O supercentenário, de 112 anos, articula as palavras com dificuldade, tem problemas sanguíneos e quase não vê, mas recusa o estatuto de velho. Augusto Moreira, residente em Grijó, Gaia, consta da lista da associação norte-americana Gerontology Research Group. Filipe Prista Lucas, investigador português, procura supercentenários vivos para a referida associação. "É uma forma de dar optimismo e esperança aos mais velhos", referiu.
SAIBA MAIS
VIÚVA AOS 57 ANOS
Maria de Jesus, que ficou viúva aos 57 anos, nasceu na Urqueira no dia 10 de Setembro de 1893, então freguesia do Olival e concelho de Ourém.
6 FILHOS
Dos seis filhos que teve, três ainda estão vivos e de saúde.
NETOS E BISNETOS
Já contava com 11 netos, 16 bisnetos e cinco trinetos.

Sem comentários:

Enviar um comentário