domingo, 4 de janeiro de 2009

CIENTISTA DO ANO É UM PORTUGUÊS


Foi à custa dos estudos que tem vindo a desenvolver em torno de produtos como a broa de Avintes, as bagaceiras de vinho verde branco e os queijos tradicionais que Xavier Malcata recebeu o prémio de cientista do ano. O galardão é da Federação Europeia de Ciência e Tecnologia Alimentar.
Há já duas décadas que o cientista luso se dedica a estudar produtos alimentares tradicionais, segundo divulgou a Lusa. Xavier Malcata é professor catedrático e chefia uma equipa de investigação na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
A caracterização extensa do queijo da Serra da Estrela ou de São Jorge na perspectiva "físico-química e organoléptica” é um exemplo dado pelo próprio cientista no que concerne ao trabalho que tem vindo a desenvolver.
A escolha do português para esta distinção teve lugar durante o Congresso Europeu da Alimentação, realizado em Ljubljana, Eslovénia, sob proposta do professor do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Valência (Espanha) Fidel Toldrá.

Sem comentários:

Enviar um comentário